Colombiano faz fortuna com besouros gigantes


Insetos exportados para o Japão são vendidos por US$ 350 cada.
Empresário tem seu besouro de estimação, que come manga, banana e melão.

Reprodução

German Viasus exporta cerca de 300 besouros por mês ao Japão. (Foto: Reprodução )

O empresário German Viasus, 36, usa uma escova de dente para limpar seu inseto de estimação, um besouro gigante que come manga, banana e melão. Ambos vivem na Colômbia, país onde o empresário cria esses insetos para exportá-los ao Japão, onde existe uma “mania de besouro” – “beetlemania”, em inglês.

De acordo com o “Los Angeles Times”, que publicou a notícia, Viasus parece se afeiçoar tanto aos besouros quanto seus clientes asiáticos. Possivelmente porque essa exportação, autorizada tanto pelo governo colombiano quanto pelo japonês, é lucrativa: ele envia cerca de 300 besouros gigantes por mês, que são vendidos em pet shops por cerca de US$ 350 cada.

”Os besouros têm personalidade e sabem quem cuida deles”, disse Viasus à publicação. “Eles são calmos quando estão perto de nós, mas, assim como os cachorros, ficam nervosos se acham que alguém vai machucá-los.” Ainda de acordo com o empresário, ele poderia vender mil besouros por dia, se tivesse essa quantidade de insetos.

O criadouro de Viasus fica em uma fazenda no subúrbio da cidade de Tunja, cerca de 130 km de Bogotá, onde emprega oito funcionários. As espécies criadas por ele estão entre as maiores do mundo.

No Japão, os besouros são protagonistas de games e quadrinhos. Por causa de um desenho com menção a esse inseto, ele aparece em lancheiras e pijamas de crianças, “como o Mickey Mouse nos Estados Unidos”, compara o “Los Angeles Times”.

Fonte: G1

Deixe um comentário

Arquivado em Curiosidades

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s