Pavarotti fez playback em última apresentação


Frio de Turim e estado de saúde do tenor forçaram decisão em 2006.
Revelação foi feita em livro assinado por maestro que regeu espetáculo.

AP

AP
Pavarotti em apresentação na Alemanha (Foto: AP)

Luciano Pavarotti fez playback em sua última apresentação, de acordo com o maestro que conduziu a ária na cerimônia de abertura dos jogos de inverno de Turim em 2006. O empresário do tenor, falecido em setembro de 2007, afirmou nesta segunda-feira (7) que o frio intenso tornou impossível a performance ao vivo na ocasião.
O maestro Leone Magiera revela no livro “Pavarotti visto da vicino” (algo como Pavarotti visto de perto, em português) que a interpretação de “Nessun dorma” foi pré-gravada porque “teria sido muito perigoso fazer uma performance ao vivo naquelas condições físicas”.

Magiera, que trabalhou com Pavarotti durante anos, afirmou que o tenor estava sofrendo dores agudas meses antes de ser diagnosticado com câncer no pâncreas e que estava usando cadeira de rodas.

“A orquestra fingiu tocar para o público lá, eu fingi que regia e Luciano fingiu que cantava”, escreve Magiera. O livro foi publicado no mês passado pela editora italiana Ricordi. “Funcionou maravilhosamente bem. Ninguém percebeu os truques técnicos”, completa o autor.

Voz intacta

Pavarotti gravou a apresentação em um estúdio em sua cidade natal, Modena, alguns dias antes de sua aparição em fevereiro em Turim, revela Magiera. A orquestra pré-gravou sua parte separadamente.

“Sua voz estava praticamente intacta”, lembra Magiera no livro. “Ele encontrou forças para repetir a gravação até que estivesse completamente satisfeito. Então, sentou-se em sua cadeira de rodas e fechou seus olhos, exausto.”

Magiera não explicou o porquê de Pavarotti estar usando cadeira de rodas, apesar de o cantor ter se apresentado em Turim de pé.

Terri Robson, empresário do tenor, afirmou que sua voz estava “em grande forma”, mas devido ao frio ficou decidido que o único modo de fazer funcionar seria pré-gravando.

Pavarotti já havia recebido críticas nesse sentido antes, por ter dublado uma de suas performances em Modena, em 1992.

Fonte:G1

Vejam essa emocionante apresentação de Pavarotti nesse vídeo:

Deixe um comentário

Arquivado em Música

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s